still imagem animação com os dizeres "prémio do público: autocarro, sylwia szkiladz"

Fiquem a conhecer os vencedores do festival!

Nesta edição do IndieJúnior Porto, celebrámos a alegria do cinema com a visita de inúmeras escolas ao longo da semana e com muitas famílias que se juntaram a nós durante o fim de semana.
Os 10 anos do festival foram assinalados com festa, bolos e com a atribuição de três prémios aos filmes participantes.
Os vencedores foram anunciados na festa de encerramento, que teve lugar no domingo, dia 1.

Prémio APEI

Prémio APEI, atribuído pela Associação de Profissionais de Educação de Infância, distingue obras que promovem a valorização da educação de infância e a participação activa das crianças nos contextos culturais e educativos. O prémio tem o valor de 250 euros.
O júri, composto por Mariana Magro, Pilar Viana e Maria Sofia Oliveira, distinguiu o filme:
A Quinta da Lena: Sonho de Voar, de Elena Walf (Croácia / Alemanha | 2025). Uma curta sobre o ninho de um esquilo cheio de objectos roubados para enfrentar o inverno. Quando a chuva chega e os animais fogem para a quinta, o esquilo decide ajudá-los.

A mencão honrosa foi à  A Cozinha de Bobel, de Fiona Rolland (Bélgica | 2024): Uma história divertida sobre um cogumelo venenoso que sonha tornar-se cozinheiro, apesar da desaprovação dos restantes cogumelos da vila.

Prémio Impacto

O Prémio Impacto, oferecido pela Reitoria da Universidade, no valor de 1.000 euros, distingue um filme pelo seu impacto social, cultural ou educativo, promovendo a reflexão, o diálogo e o pensamento crítico junto dos públicos mais jovens.
O júri foi composto por Beatriz Balbi, Francisco Campos, Joana Mealha, Geanine Escobar e Sérgio Brito.
O vencedor foi Hannah e o Crocodilo, de Lore Mechelaere (Bélgica | 2024), um filme sensível sobre o poder de lutar por aquilo que amamos.
Com a menção honrosa, o júri destacou O Verão de Eloise,  de Lise Cuveele (Bélgica | 2025), um retrato de uma menina que descobre a beleza dos seus cabelos encaracolados e regista essa jornada num livro ilustrado.

Prémio do Público

Prémio do Público, atribuído pelo voto dos espectadores do IndieJúnior Porto, foi para: Autocarro, de Sylwia Szkiladz
(Bélgica / França | 2025). Uma curta sobre Agata, uma rapariga que deixa o seu país natal e escreve ao pai durante a viagem. Ao perder o lápis, inicia conversas inesperadas com os outros passageiros.