Júris e Prémios 2025

Prémios e Júris Oficiais

Prémio Impacto Universidade do Porto

 

Ana Monteiro

Ana Monteiro é designer e ilustradora, sempre a procurar formas criativas de dar vida à ciência. Entre a Casa Comum e o Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto, cria cartazes, desenhos e histórias visuais que tornam a ciência mais próxima e cheia de cor. Com um fraquinho pelo lado mais curioso e inesperado da natureza, usa as suas ilustrações para contar histórias que cativam e surpreendem.

 

Ana Moura

Ana da Silveira Moura é co-autora do guião do filme Revolução Sem Sangue, estreado a 11 de Abril de 2024, onde se aborda a questão dos quatro jovens assassinados pela PIDE no dia da Revolução dos Cravos.
Sob o pseudónimo literário de A.M.P. Rodriguez, além de guionista, participou em antologias como “Os Anos de Ouro da Pulp Fiction Portuguesa”. É co-fundadora da Invicta Imaginária, responsável pelo projecto Winepunk e é também a criadora do podcast de História Alternativa “Intermittente”. É co-coordenadora criativa, co-curadora e mentora do projeto da Europa Criativa Hypothesis You Preserve (HYP).

 

Joana Amarelo

É aluna da Escola Artística Soares dos Reis, 12° ano. Está a especializar-me em multimédia, animação.
É uma pessoa muito interessada em filmes e fotografia. Também gosta de desenhar, nomeadamente pessoas e/ ou personagens e esboços de aguarela.
Nos tempos livres, gosta de fazer exercício físico, ouvir música, cozinhar, estar com os os seus irmãos e encontrar-se com amigos.

 

Luiza Carvalho

Frequenta o curso técnico de Multimédia, na Escola Profissional de Campanhã. Gosta bastante de arte, desenhos e questões sociais. Acha o curso muito abrangente, com o que aprende, consegue pensar e desenvolver ideias nas aulas técnicas. No tempo livre gosta de ler, ver cinema e gosta muito de dormir.

 

Vitor Silva

Estudante de doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências, licenciado em Ensino de Biologia e Geologia pela FCUP (pré-Bolonha, 2004), com especialização em Geologia para o Ensino. Integra o grupo SEI no CIIMAR.
Desde 2006 coordena o projeto Universidade Júnior, organizando atividades, gerindo a página web e avaliando impacto. Apresentou estudos em conferências nacionais e internacionais.
Participa em iniciativas de comunicação científica, exposições e atividades pedagógicas, em colaboração com a Câmara do Porto e outros parceiros. Coordenou o projeto H2020 PHERECLOS e prepara candidaturas a financiamentos.

 

Prémio APEI

 

Cristina Isabel Alves

Nascida em Matosinhos e residente na Maia. Formada em Educação de Infância, efetuou o Mestrado em Metodologias e Supervisão, na Universidade do Minho. Atualmente realiza o Programa Doutoral em Ciências de Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação focalizam a documentação e avaliação em educação. É professora na Escola Superior de Educação do Porto – Instituto Politécnico do Porto, integrando o departamento de Supervisão na Educação de Infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Apreciadora de cinema, acompanhou grupos de crianças do pré-escolar às edições do IndieJúnior no Porto.

 

Linda Saraiva

É doutorada em Motricidade Humana pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (2014), professora coordenadora na Escola Superior de Educação do IPVC e integra o Grupo Disciplinar de Educação e Formação de Professores. Atualmente é Presidente do Conselho Técnico Científico da ESE-IPVC e coordenadora do curso de licenciatura em Educação Básica. Como investigadora, é membro integrado do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED).

 

Conceição Cerqueira Vieira

Nasceu em Nampula, Moçambique em 1962. Vive em Viana do Castelo, cidade natal de seus pais, é casada, tem 2 filhos, 2 netos e 4 irmãos. Exerce funções de Coordenadora Intermunicipal do Plano Nacional das Artes, no território do Alto Minho, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila de Conde e Vila Verde. É membro do Conselho Fiscal da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), onde é também formadora. É membro da Direção de uma Instituição de Solidariedade Social de Acolhimento a Crianças e Jovens.

 

Prémio do Público para Melhor Filme

 

Atribuído pela votação do público.

 

Os júris poderão ainda atribuir menções honrosas, quando as mesmas se justificarem.

IndieJúnior