Alegria, 10 anos de IndieJúnior!

Alegrem os vossos corações, o IndieJúnior chegou e celebra 10 anos de existência com muita festa e sessões comemorativas, imaginação, reflexão e alguns bolos pelo caminho!

Num mundo onde tantas vezes nos sentimos distantes, esta edição assume a alegria como eixo central da sua programação. Entre mais de 50 filmes selecionados, procuramos promover proximidade, encontros, empatia e sentimentos positivos. Acreditamos que a alegria é transformadora: quando nos sentimos alegres, abrimos espaço para o outro, criamos laços, partilhamos energia. Por isso, ao longo do festival, a celebração estará presente no ecrã, nas oficinas, nos corredores e nos espaços de convívio. 

O arranque da edição é marcado pela cerimónia de abertura, que acontece no primeiro dia do festival e inclui a exibição de uma seleção especial de filmes. Um momento de encontro entre organizadores, professores, pais e parceiros todos os que tornam possível a participação plena do nosso público-alvo: bebés, crianças e jovens. 

Nas sessões escolares, destacamos com especial entusiasmo o projeto educativo Eu Programo um Festival de Cinema apoiado pelo Plano Nacional de Cinema e pelo Plano Nacional das Artes. Ao longo da semana, os participantes poderão ver e conversar sobre os filmes escolhidos e programados pelos alunos das quatro turmas envolvidas: o 4.ºE da Escola Básica da Igreja Velha, em Matosinhos; o 5.ºB da Escola Básica Augusto Gil; o 9.ºG da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, em Gaia; e o 10.º7 da Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida, em Espinho, sempre acompanhados pelos seus docentes. Será também uma oportunidade para descobrir nove filmes portugueses e falar com cineastas e equipas presentes.

O Cinema de Colo regressa à sala Novo Ático, no Coliseu Porto Ageas, para receber bebés, crianças pequenas e pais na sua primeira aventura numa sala de cinema. Para celebrar a 10.ª edição, o espaço ganha um novo cenário acolhedor e cheio de pequenos detalhes para explorar e sentir, criado por Mariana Natário, finalista de cenografia da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo.

Na sessão O Meu Primeiro Filme, convidamos uma personalidade do Porto a escolher um filme marcante da sua infância ou juventude. Este ano, o convidado é Jorge Prendas, músico das Vozes da Rádio, compositor e educador, que escolheu o musical “Grease” – o primeiro filme que viu no cinema sem os pais e permanece como uma memória especial da sua adolescência. No dia 31 de janeiro, estará connosco no Batalha para partilhar essas recordações e a importância que o filme teve na sua vida. 

Outra longa-metragem em destaque é “Olívia e o Terramoto Invisível” – o filme aborda temas atuais, como famílias monoparentais e crise de habitação, ao mesmo tempo que celebra a solidariedade. A sessão contará com tradução em Língua Gestual Portuguesa, graças à colaboração do Núcleo de Apoio à Inclusão da Universidade do Porto, numa edição que tem como compromisso reforçar a acessibilidade.

Nas Curtas sugerimos a sessão Curtas no Feminino, uma sessão organizada em parceria com a Porto Femme com filmes que refletem sobre corpo, puberdade e normas sociais no feminino.

Na Competição de Curtas, serão atribuídos três prémios: o Prémio do Público IndieJúnior, definido por todos os espetadores do festival através da votação nas sessões; o Prémio Impacto, oferecido pela Reitoria da Universidade do Porto, um parceiro que permite disseminar o festival por toda a cidade com ações em vários espaços e que distingue um filme pelo seu valor temático, cuidado estético e criatividade, escolhido por um júri composto por elementos da universidade e jovens estudantes do ensino secundário, promovendo uma troca enriquecedora e intergeracional; e o Prémio APEI (Associação de Profissionais da Educação de Infância), na sua segunda edição, que destaca um filme da competição destinado à primeira infância.

 

Sessões Comemorativas 

Para celebrar as dez edições do IndieJúnior, programamos algumas sessões especiais: no  Planetário do Porto, a sessão Pudim Cósmico e Outras Viagens apresenta um filme sobre o cosmos feito inteiramente com comida, numa sala que nos transporta diretamente para o espaço. No Batalha, Curtas da Chéquia reúne filmes de animação ternurentos, escolhidos em colaboração com o Zlin Film Festival, o festival mais antigo do mundo dedicado à infância e realizado na cidade de Zlin, na Chéquia, uma cidade com grande tradição na produção de cinema de animação. Ainda no Batalha, Curtas Mães e Pais é uma sessão particularmente dedicada a adultos, com filmes que lançam um olhar sensível sobre a infância, oferecendo uma seleção temática e envolvente para refletir sobre a parentalidade. A terminar o festival, a sessão Adoro Bolos, doce para os olhos e perfeita para as famílias, com curtas metragens sobre o universo de festas e bolos, acompanhada pelo Coro Infantil da Universidade do Porto, que marcará presença durante toda a tarde de domingo para a grande festa de aniversário do IndieJúnior que termina na pista de dança com a matiné dançante, com a DJ residente Miss Playmobil e, claro, um belo bolo para toda a gente!

 

Atividades Paralelas

O festival integra diversas atividades para famílias e escolas, orientadas por parceiros fundamentais: da programação paralela do festival fazem parte várias oficinas para famílias e escolas, orientadas por parceiros essenciais: a Galeria da Biodiversidade (ciência), Todos para a Mesa (cozinha), Vila Maria Alice (desenvolvimento pessoal) e Olharapo (cinema e formação para educadores), esta última com a realizadora Alexandra Allen. O filme “Morte ao Biquíni”, abrirá o diálogo para o debate E em vez do Medo? A Alegria!, com um painel de convidados e as turmas presentes, iniciativa organizada com o PNA. 

De 26 de Janeiro a 2 de Fevereiro o nosso encontro anual está marcado no Batalha Centro de Cinema, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Coliseu Porto Ageas, Planetário do Porto, Sala Estúdio Perpétuo e Reitoria da Universidade do Porto. Estão todos convidados para mais uma edição, que promete muita alegria!

IndieJúnior