PUDIM CÓSMICO E OUTRAS VIAGENS
“Pudim Cósmico” oferece uma viagem fabulosa através do tempo e do espaço interestelar, mergulhando-nos num banho alegre de objetos celestes, luz e conhecimento. As imagens são criadas exclusivamente a partir de comida verdadeira, animada e encenada para se assemelhar a extraordinários fenómenos cósmicos. Inspirado por
anos de investigação em Astrofísica e Biologia, o trabalho de Geneviève Anhoury cruza arte e ciência de forma única, despertando a curiosidade e a alegria da infância ao olhar o quotidiano com novos olhos. Esta sessão no Planetário inclui ainda uma curta de animação e uma viagem espacial ao vivo pelo céu!
26 SEG, 27 TER, 28 QUA, 29 QUI, 30 SEX * 14:00
30 SEX, 31 SÁB * 17:00
PLANETÁRIO DO PORTO
CURTAS DA CHÉQUIA
A Chéquia é um dos países da Europa com maior tradição na criação de filmes para a infância, Zlin é uma cidade na Chéquia onde muitos filmes foram realizados e hoje recebe o mais antigo festival para crianças e jovens do Mundo, associamo-nos assim ao Festival de Zlin Film Festival na programação de uma sessão especial, que reúne o cinema mais palpitante e criativo dos últimos anos vindos deste país.
Uma oportunidade para ver filmes realizados entre 2018 e 2025, uma verdadeira festa para os olhos e para o coração.
Nesta sessão podemos ver como “Pat, Mat e o Ar Condicionado”, dois amigos inventores, descobrem como refrescar a sua sala; conhecer “O Ouriço” e como está a sua capacidade para nadar; ver o filme “Caminhos do Lobo”, que conta a história de um menino que vence os seus medos e vive uma aventura maravilhosa; “Voo Raso”, em que a nuvem que quer cuidar da flor, parece não conseguir fazê-lo pois o avião barulhento mete-se no caminho; “Nublado”, onde o Sr. Gnomo quer apanhar sol, mas não terá tarefa fácil; “Sons da Realeza”, em que um rapaz conta a ajuda de amigos animais, para criar na floresta a mais bela das melodias; e, para terminar, “A Folha”, que transporta os mais crescidos, para as memórias de infância.
31 SÁB * 10:30, BATALHA (Sala 1)
01 DOM * 11:45, BATALHA (Sala 1)
CURTAS +8
“Encontrei uma Caixa” é um filme sobre a descoberta de uma caixa que pode ser usada de muitas maneiras, abrindo espaço para a imaginação e a criatividade.
Em “Quero Muito Ver-te”, um documentário comovente, ouvimos os filhos de reclusos e percebemos como acabam em situações que nunca escolheram. “Já dei o Berro” é uma animação divertida sobre um avô que morre e tenta deixar a sua casa, mas, sempre que tenta ir embora, os familiares trazem-no de volta. Por fim, “A Emancipação de Mimi” conta a história de Miguel, um rapaz de 9 anos obcecado por Mariah Carey, que na escola descobre que não ficará com o lucro da venda de calendários e decide agir — até que, milagrosamente, a sua cantora favorita chega à cidade.
31 SÁB * 11:15, BATALHA (Sala 2)
01 DOM * 12:00, BATALHA (Sala 2)
CURTAS TODA A FAMÍLIA +6
Esta sessão começa com uma memória de infância em “Viagem no Tempo”, que nos leva a umas férias em família. Segue-se “A Nossa Terra é a Nossa Alma”, uma reflexão sobre identidade, tradições e a forma como representamos a nossa cultura material. Em “O Jardim Mágico”, descobrimos uma história sobre generosidade e sobre o poder transformador dos verdadeiros tesouros. Com “Não. Não. Não!”, entramos num conto narrado pela perspetiva de uma criança – um filme para pais e para pequenos humanos. Já “Juntar” celebra a alegria da comunidade e da criação conjunta, aqui interpretada por patos. Em “O Último Jardim”, percebemos como vozes diferentes podem unir-se para salvar o jardim que todos gostam. Por fim, “À Conquista da Panqueca!” mostra-nos que até os malandrecos têm direito a umas dentadas numa panqueca bem suculenta.
31 SÁB * 11:45, BATALHA (Sala 1)
01 DOM * 10:30, BATALHA (Sala 1)
CURTAS +10
Começamos uma sessão composta por quatro filmes. Em “Ananásimos”, assistimos a uma reflexão brilhante e colorida sobre a infinitude da natureza a partir de um ananás; em “Cão Sozinho”, acompanhamos uma história real com um cão, um avô e uma neta; em “Além do Visível”, uma jovem enfrenta os problemas de saúde mental da mãe enquanto procura a sua própria identidade feminina; e, a terminar, em “Autocarro”, conhecemos Agata, que deixa o seu país natal e escreve ao pai durante a viagem, até que, ao perder o lápis, inicia conversas inesperadas com os outros passageiros.
31 SÁB * 12:30, BATALHA (Sala 2)
01 DOM * 15:00, BATALHA (Sala 2)
CURTAS NO FEMININO
Numa colaboração estreita com o Porto Femme Festival Internacional de Cinema, criámos uma programação de três curtas que procura trazer à superfície filmes que abordam questões ligadas ao feminino e que desafiam a sub-representação das mulheres no cinema. Da transformação física na puberdade às convenções sociais sobre pelos e cabelo, estes filmes abrem espaço para reflexão e diálogo entre o público e os convidados.
Em “Girino”, numa excursão à floresta, Marlene, de dez anos, enfrenta as primeiras mudanças da puberdade e identifica-se com um girino, alvo de gozo pelos colegas. Em “O Verão de Eloise”, uma menina descobre a beleza dos seus cabelos encaracolados e regista a sua aventura num livro ilustrado. Por fim, “Pernas Peludas” leva uma rapariga de 13 anos numa viagem de autodescoberta, questionando as convenções sobre depilação.
31 SÁB * 14:30, BATALHA (Sala 2)
OLÍVIA E O TERRAMOTO INVISÍVEL
Filme falado em Espanhol, com Legendas Descritivas em Português e Língua Gestual Portuguesa [LGP] na cópia.
Olivia, o seu irmão mais novo Tim e a sua mãe Ingrid são expulsos de casa e têm de começar do zero noutro bairro. Enquanto Ingrid faz malabarismos para resolver a situação, Olivia inventa uma fantasia protetora para o irmão e para si própria: tudo o que estão a viver não é real, estão a rodar um filme. Mas esta invenção terá consequências inesperadas. Felizmente, à sua volta formar-se-á uma nova e pitoresca família com a qual viverão rocambolescas aventuras. Entre risos, lágrimas, magia e amizade, descobrirão que são os incríveis heróis quotidianos das suas próprias vidas.
31 SÁB * 14:45, BATALHA (Sala 1)
CURTAS TODA A FAMÍLIA +3
Esta sessão começa com “A Luz é Grande”, um filme sobre a descoberta das primeiras palavras e sobre o que elas revelam sobre nós e sobre o mundo. Segue-se “Uma Criatura Diferente”, que nos convida a refletir sobre o medo, a timidez e o cuidado. Em “Narizinho a Pingar”, divertimo-nos ao ver como o ranho se pode transformar em infinitas possibilidades de brincadeira. Em “Encontrei!”, acompanhamos Anna, que ao caminhar pela neve encontra um amigo improvável. Depois, “Numa Noite Estrelada”, um ratinho destemido ajuda estrelas cadentes a regressar ao céu. Já em “Quinta de Lena: Sonho de Voar”, uma galinha sonha trocar a vida no galinheiro pela liberdade das andorinhas. De seguida, “Primeiro Voo” mostra-nos pássaros que rodopiam, outros que pairam no ar e alguns que apenas desejam que tudo corra bem. A sessão termina com “Peixe Nuvem”, onde um peixinho muito pequeno nada por uma cidade subaquática. Será ele demasiado pequeno para ver o mundo como os peixes maiores o veem?
31 SÁB * 16:15, BATALHA (Sala 1)
01 DOM * 16:30, BATALHA (Sala 2)
ADORO BOLOS
Sessão de Encerramento e Coro Infantil
O Coro Infantil da Universidade do Porto, dirigido por Pedro Guedes Marques, junta-se a esta tarde especial para nos brindar com momentos de música, frescura e alegria em formato pop up. Com a energia contagiante das vozes mais novas, o coro irá marcar presença nesta sessão especial bem como noutros momentos surpresa ao longo da tarde de domingo, com interpretações que celebram a criatividade, a expressão e a força de cantar em conjunto.
Depois de uma breve cerimónia de balanço e entrega dos prémios do festival, seguimos para uma sessão muito especial, dedicada a celebrar a 10.ª edição do IndieJúnior. Uma seleção temática de filmes sobre bolos e festas dá o tom desta celebração, prometendo um momento verdadeiramente inesquecível. A sessão começa com “A Festa de Anos do Mickey”, onde uma festa surpresa rapidamente se transforma numa sessão musical, com todos os amigos a tocar instrumentos enquanto o Pateta tenta fazer um bolo. Seguidamente, veremos um retrato de um grupo de pessoas à “Mesa”, um aniversário e os rituais que se criam à volta destes encontros. Em “O Bolo”, acompanhamos a divisão desigual de um bolo e as questões que isso levanta — e agora? Já perto do final, mudamos de perspetiva para entrar no ponto de vista de “Piñata”, antes de terminarmos com “Bolo de Coração Derretido”, a deliciosa sobremesa desta sessão: uma história servida com partilha, alegria e amizade.
01 DOM * 16:00, BATALHA (Sala 1)
