CURTAS DA CHÉQUIA
A Chéquia é um dos países da Europa com maior tradição na criação de filmes para a infância, Zlin é uma cidade na Chéquia onde muitos filmes foram realizados e hoje recebe o mais antigo festival para crianças e jovens do Mundo, associamo-nos assim ao Festival de Zlin Film Festival na programação de uma sessão especial, que reúne o cinema mais palpitante e criativo dos últimos anos vindos deste país.
Uma oportunidade para ver filmes realizados entre 2018 e 2025, uma verdadeira festa para os olhos e para o coração.
Nesta sessão podemos ver como “Pat, Mat e o Ar Condicionado”, dois amigos inventores, descobrem como refrescar a sua sala; conhecer “O Ouriço” e como está a sua capacidade para nadar; ver o filme “Caminhos do Lobo”, que conta a história de um menino que vence os seus medos e vive uma aventura maravilhosa; “Voo Raso”, em que a nuvem que quer cuidar da flor, parece não conseguir fazê-lo pois o avião barulhento mete-se no caminho; “Nublado”, onde o Sr. Gnomo quer apanhar sol, mas não terá tarefa fácil; “Sons da Realeza”, em que um rapaz conta a ajuda de amigos animais, para criar na floresta a mais bela das melodias; e, para terminar, “A Folha”, que transporta os mais crescidos, para as memórias de infância.
31 SÁB * 10:30, BATALHA (Sala 1)
01 DOM * 11:45, BATALHA (Sala 1)
CURTAS TODA A FAMÍLIA +3
Esta sessão começa com “A Luz é Grande”, um filme sobre a descoberta das primeiras palavras e sobre o que elas revelam sobre nós e sobre o mundo. Segue-se “Uma Criatura Diferente”, que nos convida a refletir sobre o medo, a timidez e o cuidado. Em “Narizinho a Pingar”, divertimo-nos ao ver como o ranho se pode transformar em infinitas possibilidades de brincadeira. Em “Encontrei!”, acompanhamos Anna, que ao caminhar pela neve encontra um amigo improvável. Depois, “Numa Noite Estrelada”, um ratinho destemido ajuda estrelas cadentes a regressar ao céu. Já em “Quinta de Lena: Sonho de Voar”, uma galinha sonha trocar a vida no galinheiro pela liberdade das andorinhas. De seguida, “Primeiro Voo” mostra-nos pássaros que rodopiam, outros que pairam no ar e alguns que apenas desejam que tudo corra bem. A sessão termina com “Peixe Nuvem”, onde um peixinho muito pequeno nada por uma cidade subaquática. Será ele demasiado pequeno para ver o mundo como os peixes maiores o veem?
31 SÁB * 16:15, BATALHA (Sala 1)
01 DOM * 16:30, BATALHA (Sala 2)
ADORO BOLOS
Sessão de Encerramento e Coro Infantil
O Coro Infantil da Universidade do Porto, dirigido por Pedro Guedes Marques, junta-se a esta tarde especial para nos brindar com momentos de música, frescura e alegria em formato pop up. Com a energia contagiante das vozes mais novas, o coro irá marcar presença nesta sessão especial bem como noutros momentos surpresa ao longo da tarde de domingo, com interpretações que celebram a criatividade, a expressão e a força de cantar em conjunto.
Depois de uma breve cerimónia de balanço e entrega dos prémios do festival, seguimos para uma sessão muito especial, dedicada a celebrar a 10.ª edição do IndieJúnior. Uma seleção temática de filmes sobre bolos e festas dá o tom desta celebração, prometendo um momento verdadeiramente inesquecível. A sessão começa com “A Festa de Anos do Mickey”, onde uma festa surpresa rapidamente se transforma numa sessão musical, com todos os amigos a tocar instrumentos enquanto o Pateta tenta fazer um bolo. Seguidamente, veremos um retrato de um grupo de pessoas à “Mesa”, um aniversário e os rituais que se criam à volta destes encontros. Em “O Bolo”, acompanhamos a divisão desigual de um bolo e as questões que isso levanta — e agora? Já perto do final, mudamos de perspetiva para entrar no ponto de vista de “Piñata”, antes de terminarmos com “Bolo de Coração Derretido”, a deliciosa sobremesa desta sessão: uma história servida com partilha, alegria e amizade.
01 DOM * 16:00, BATALHA (Sala 1)
